Plataforma Arduino como recurso em sala de aula


Essa plataforma foi criada em 2005 com objetivo de universalizar, sem perder de vista a qualidade, a criação de projetos de robótica e automação com código aberto por qualquer pessoa interessada no assunto. Existem hoje diversos tipos de Arduino conforme a necessidade e a complexidade do projeto que se pretende executar. 
A mesma permite trabalhar a computação física através de sensores, atuadores, componentes eletromecânicos que recebem instruções prévias de um programa e executa  em tempo real uma ou várias  ações.  Miranda, (2006) e Pinto, (2011)  mostraram em seus trabalhos que a robótica educacional com Arduino pode contribuir significativamente para melhorar a aprendizagem dos alunos principalmente em disciplinas que requerem raciocínio lógico – matemático como Matemática e Física.
A IDE (Integrated Development Environment) ou ambiente de desenvolvimento integrado que nada mais é do que um programa de computador reúne características e ferramentas de apoio no desenvolvimento de programas, é apresentada a tela inicial da IDE. Ela é composta basicamente da barra de ferramenta com os menus e área de programação nela são criados programas que serão compilados para verificação se existe erro no algoritmo e em seguida descarregado para o microcontrolador  que deverá executar as funções definidas no projeto.





Robô construído com a plataforma arduino.

Fonte: https://youtu.be/KY-BdZ-YDMI.




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