Plataforma Arduino como recurso em sala de aula
Essa
plataforma foi criada em 2005 com objetivo de universalizar, sem perder de
vista a qualidade, a criação de projetos de robótica e automação com código
aberto por qualquer pessoa interessada no assunto. Existem hoje diversos tipos
de Arduino conforme a necessidade e a complexidade do projeto que se pretende
executar.
A
mesma permite trabalhar a computação física através de sensores, atuadores,
componentes eletromecânicos que recebem instruções prévias de um programa e
executa em tempo real uma ou várias ações.
Miranda, (2006) e Pinto, (2011) mostraram
em seus trabalhos que a robótica educacional com Arduino pode contribuir
significativamente para melhorar a aprendizagem dos alunos principalmente em
disciplinas que requerem raciocínio lógico – matemático como Matemática e
Física.
A
IDE (Integrated Development Environment)
ou ambiente de desenvolvimento integrado que nada mais é do que um programa de
computador reúne características e ferramentas de apoio no desenvolvimento de
programas, é apresentada a tela inicial da IDE. Ela é composta
basicamente da barra de ferramenta com os menus e área de programação nela são
criados programas que serão compilados para verificação se existe erro no
algoritmo e em seguida descarregado para o microcontrolador que deverá executar as funções definidas no
projeto.
Robô construído com a plataforma arduino.
Fonte:
https://youtu.be/KY-BdZ-YDMI.

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